O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Quando identificado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são muito maiores. A informação e a prevenção continuam sendo as principais armas na luta contra a doença, reforçando a importância dos exames regulares e da atenção aos sinais do corpo.

O mastologista Dr. Cássio Haddad destaca os principais sinais de alerta que devem ser observados. Segundo ele, o mais comum é o nódulo endurecido, indolor e com pouca mobilidade. Outros sinais que merecem atenção incluem alterações na pele da mama, no contorno e formato, além de mudanças no mamilo, secreções anormais e nódulos na região axilar. O médico também explica que mulheres com risco habitual devem realizar a mamografia anualmente a partir dos 40 anos, medida essencial para o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

O especialista ainda ressalta que hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento da doença. “Manter o peso adequado, praticar atividade física regular — que pode diminuir em até 40% o risco da doença —, evitar o consumo abusivo de álcool e não fumar são medidas comprovadas que contribuem para a prevenção do câncer de mama”, orienta Dr. Cássio Haddad.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados das mulheres nessa luta. Observar sinais de alerta, manter hábitos saudáveis e realizar exames com regularidade são atitudes fundamentais para proteger a saúde e salvar vidas.

💬 Quer saber mais sobre prevenção e saúde da mulher? Ouça o Fique por Dentro na 94FM e fique informada sobre como cuidar de você!

 

outubro 31, 2025

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *